20150403

Retorno de Saturno traz Blur de volta



Cada planeta leva um determinado tempo para completar uma volta em torno do Sol. A Terra demora 365 dias. Plutão, dois séculos e meio. Chama-se de “retorno de Saturno” o período de 30 em 30 anos em que o planeta dos anéis encontra-se no mesmo ponto celestial onde estava no nascimento da pessoa – daí o fato de essa idade representar uma fase de amadurecimento emocional e profissional. É o momento em que a criatura assume uma postura séria diante da vida, definindo seu futuro a partir das escolhas e decisões que tomar.

Os peixes que são embrulhados nesta coluna (os moluscos preferem a versão online) devem estar se perguntando o que isso tem a ver com música. Tudo, se o tema for a triunfante volta do Blur. Com lançamento previsto para 27 de abril, o disco The Magic Whip vazou na internet e mostra o quarteto mais ambicioso do que aquele que na década de 1990 disputava o topo das paradas inglesas com o Oasis. Essa metamorfose começou em 1998, justamente quando o líder do quarteto, Damon Albarn, comemorava o 30º aniversário.

Na época, o vocalista não se acomodou no reino do britpop e foi desbravar outras paragens. De lá para cá, montou uma banda de desenho animado (Gorillaz), formou dois supergrupos (The Good, the Bad and the Queen e Rocket Juice and the Moon), gravou ritmos africanos (no álbum Mali Music) e se aventurou solo (em Everyday Robots). Todos contribuem para que o primeiro disco do Blur desde 2003 levante diversas questões dentro do que o guitarrista Graham Coxon define como “sci-fi folk”. A resposta, por mais cético que você seja, está na astrologia.

Destra-Wado
Após uma quase irreversível inclinação para o “lado Marcelo Camello da força”, Wado dá uma sacudida no disco 1977, disponível para download gratuito em seu site. Batizado com o ano de nascimento do músico, o oitavo álbum do catarinense radicado em Maceió traz guitarras mias pesadas e brilha bonito em “Palavra Escondida” (parceria com Zeca Baleiro), “Um Lindo Dia de Sol” e “Menino Velho”.



POP POR TABELA ||||||| DOIS TONS

Odair José
LANÇAMENTO Dia 16
HISTÓRICO “Rei das domésticas”, sempre foi sucesso de público e fracasso de crítica,
tornando-se cult de uns tempos para cá
INFLUÊNCIAS Rock, folk, country
SUCESSO DO PASSADO “Pare de Tomar a Pílula”
MOMENTO ATUAL Redescoberto pela juventude, quer ser reconhecido como roqueiro contestador



Seu Jorge
LANÇAMENTO Músicas para Churrasco II
HISTÓRICO Apesar da origem humilde, sempre fez mais sucesso na zona sul carioca do
que entre o povão, situação que vem mudando com os últimos discos
INFLUÊNCIAS Samba, funk, soul
SUCESSO DO PASSADO “Burguesinha”
MOMENTO ATUAL Morando em Los Angeles, faz canções com apelos cada vez mais populares



(coluna publicada hoje no Diário Catarinense)

Nenhum comentário: