20080606

Comentários gratuitos sobre músicas idem

Vários, Funky Nassau – The Compass Point Story 1980-1986
Você nasceu rico, criou a gravadora que lançou o reggae em escala mundial e também lucra com artistas de outros gêneros. Se você se chama Chris Blackwell, o próximo passo é montar um estúdio... nas Bahamas. Foi o que produtor e dono da Island fez em 1977, depois de apresentar Bob Marley ao público branco e de ganhar dinheiro com Traffic, King Crimson e Jethro Tull.
Pela mesa de 24 canais do Compass Point passaram Talking Heads (Songs about Buildings and Food, 1978), Dire Straits (Communique, 1979) e Rolling Stones (Tattoo You, 1981). Nenhum dos citados aparece no disco. O período coletado parte da formação de uma banda da casa, baseada na dupla mais pulsante da Jamaica, o baterista Sly Dunbar e o baixista Robbie Shakespeare – que o filho dos ingleses que colonizaram a ilha conhecia tão bem.

Mas essa não é uma história sobre Blackwell. Nem sobre um disco de reggae.

É o recorte de uma reunião de propósitos iguais e conceitos musicais, origens, cores e credos diferentes. Artistas que, à sua maneira, acreditavam que o pop não pertencia a uma única cultura, encontraram em Nassau os parceiros e condições ideais para expandirem funk, disco music, ritmos afrolatinos. Aqui em casa, muitas noites envoltas na densidade dub de Adventures In Success, de Will Powers, foram dissipadas na manhã seguinte pela levada (sampleada à exaustão) revigorante de Genius Of Love, do Tom Tom Club. Renovado o espírito, a carcaça alonga-se com o remix engendrado pelo mago Larry Levan para Padlock, de Gwen Guthrie. De repente, o Paradise Garage pode ficar em algum ponto do eixo Trindade-Itaguaçu.



Beck, Odelay
No último mês de janeiro, Odelay foi relançado em edição de luxo. Sem nenhuma efeméride na qual se pendurar, o marketing apelou para um CD extra com raridades, sobras de estúdio e lados B de singles. Não precisava. O conteúdo original vale per se, quer pelo impacto que causou, quer pelo valor intrínseco da obra. Gravado em 1996, tornou-se um dos discos definidores da década e elevou seu autor à condição de cara a ser notado dali em diante. (continua)


Nenhum comentário: