20080220

Ninguém é inocente até que se prove o contrário


Esta história está ficando cada vez mais (com trocadilho) legal. Uma examinada no processo revela que, além do baterista Larry (Joseph) Mullen e do vocalista Paul (David) Hewson – Bono Vox, aquele –, o requerente Franco Bruni está interpelando judicialmente a Infoglobo Comunicações (empresa que edita o jornal O Globo) e um jornalista famoso pelo desvelo com que tratou a obra do compositor e violonista Guinga.

Na decisão interlocutória emitida no dia 28 de agosto de 2007, um trecho chama a atenção:

“O argumento do co-réu (nota do blogueiro: o tal jornalista) ter propalado as declarações era de estar noticiando acontecimentos do cotidiano à sociedade, o que de fato beira o ridículo, visto que as declarações publicadas em 23/11/2000 se referiam aos concertos musicais que foram realizados em 27/01/1998; 30/01/1998; 31/01/1998, ou seja, há mais de 30 meses, o que certamente não poderia se afirmar como notícia atual. (...) A notícia do caso em tela objetivava tão-somente trazer o sensacionalismo e a fofoca, eis que o U2 quando chegou ao Brasil não recebeu o destaque e o interesse da grande mídia como pretendia o Infoglobo e a própria banda. Assim, as irrogações realizadas tinham como destino certo destruir o autor (n. do b.: Bruni), assim como promover a vinda da banda ao país.”

Tudo começa a fazer sentido. Bruni trouxe o U2 ao Brasil em janeiro de 1998 para três datas, uma no Rio e duas em São Paulo. O show carioca, no autódromo Nelson Piquet, em Jacarepaguá, foi marcado por um congestionamento gigantesco que impediu vários fãs com ingressos na mão de chegarem até o local. Em novembro de 2000, a banda voltou ao Rio para “pedir desculpas pela desorganização” da apresentação anterior. A agenda do grupo no país incluiu um showcase no Fantástico para divulgar o disco All That You Can’t Leave Behind, a gravação do clipe para a música “Walk On” e até uma aparição no programa de Luciano Huck. Por acaso, duas dessas três atividades estão ligadas umbilicalmente ao jornal que publicou as acusações de Bono Vox e Mullen contra Bruni.

Não que o empresário seja o mocinho dessa trama, longe disso. Mas não posso condená-lo. Por causa do caos em 1998, entrevistei o U2 no Copacabana Palace em 2000, conforme será relatado no momento oportuno. Também conhecido como amanhã.

Nenhum comentário: