20220413

Bipolaridade x polarização



Os brasileiros que sonham com um país sem essa gentalha andamos assustados. A euforia com uma vitória progressista em primeiro turno deu lugar à depressão com a recuperação dos nossos piores pesadelos nas pesquisas. Em um espaço de semanas, a certeza virou apreensão, a esperança virou desalento e a confiança virou medo. Do alto do meu pragmatismo romântico, sorrio para disfarçar o nervosismo e me agarro em uma palavra:

Calma.

Porque a tendência é a campanha descer a níveis abissais de escrotidão, principalmente para desviar o foco das mamatas que virão à tona até outubro. Porque a ameaça de golpe não passa de bravata de um bando de viúvas da ditadura para nos deixar paralisados. E, mais importante, porque continuamos na frente em todos os cenários, a vantagem apenas diminuiu.

Sei que dá um baita desânimo ver, a essa altura do campeonato e diante de todas as evidências, um percentual significativo do eleitorado ainda defender o indefensável. Que se resolvam com suas biografias depois – e tratem de apagar os prints que desgraçarão seus descendentes. Vamos focar naqueles que só estão esperando um carinho, uma palavra amiga para despertar.

A única polarização que existe é entre civilização e barbárie, essa conversa de dois extremos é armadilha inventada para oferecer o colo do capeta aos hesitantes. É nosso dever resistir à tentação de mandá-los para a casa do caráter e responder com educação, com cultura, com paixão, com a alegria que nos é inerente e tanto desconcerta o outro lado, com a lembrança de que todo mundo era mais feliz.

Não se ganha nem se perde na véspera. Nunca foi hora de salto alto, nunca será de baixar a guarda.

(Escrevo isso mais para mim do que para qualquer outra pessoa, pois também fiquei apavorado com a hipótese de mais quatro anos com o fracasso da minha geração sendo esfregado diariamente na minha cara. Desculpe pelo meu primarismo motivacional, se eu fosse bom nisso já estaria ganhando dinheiro como coach.)

(Extraído da newsletter Extrato. Assine já e garanta o seu exemplar antecipado todas as terças!)

Nenhum comentário: