20230804

Copiando e colando e seguindo a vocação



Meu diploma de jornalista faz 30 anos em agosto e a vontade de mudar de ofício só não é maior do que o medo de começar do zero de novo e fracassar em outra área. E olhe que posso afirmar, sem um pingo de empáfia, que estou entre os cinco mais bem-sucedidos da turma Os Decantados (Aquele Pessoal que Fica no Fundinho): foram apenas seis formandos, dos quais um nunca exerceu a profissão.

Daqueles tempos analógicos, guardo com carinho & respeito um episódio protagonizado por um colega de jornal. Eu, recém-instalado em solo paulistano, louco para praticar à vera o jornalismo que idealizava em sala de aula. Ele, já com experiência para relativizar alguns princípios em nome da sobrevivência. “Chefe não gosta de repórter bom, chefe gosta de repórter que resolve”, vivia me dizendo.

Certo dia, esse colega foi escalado para uma matéria de turismo nas cidades históricas de Minas Gerais. Tão logo saiu sua reportagem, a bomba explodiu na redação: plágio. Eram parágrafos inteiros, inclusive com os mesmos erros de português, idênticos ao material publicado meses antes em uma revista especializada. O editor o chamou para uma reunião que todo mundo imaginava como iria terminar.

Vai ser demitido por justa causa, acabou a carreira do cara. Em menos de 15 minutos, ele retornou à sua bancada como se nada tivesse acontecido. Talvez por eu sentar ao seu lado e, jovenzinho, ainda nutrir ilusões quanto à relevância do que escrevia, o colega achou que precisava dar alguma satisfação para mim. “Estão espalhando que eu copiei um concorrente”, se queixou. Fingi que não sabia de nada.

Então me mostrou um monte de folhetos turísticos que havia juntado na viagem, comparando trechos deles com sua matéria e com o texto de quem o acusava. Tudo igual. “Entendeu? Chupei das mesmas fontes que a revista usou”, encerrou, vitorioso. A suposta polêmica morreu e, na semana seguinte, ele embarcou a trabalho para o Peru. Ali saquei que não tinha lugar para inocência se eu quisesse durar nesse negócio.

Nenhum comentário: